sábado, 29 de maio de 2010

Reações Inadequadas

Aos elogios:

Usando camisa xadrez, uma blusa de linha preta, calça jeans velha e surrada e um tênis ainda mais velho e surrado, perambulava eu e uma amiga entre a multidão espalhada pelos cantos da faculdade.
Foi quando, próximo à cantina, reunidas a um grupo de gente, uma menina me olhou e disse:

- Bonita camisa.
- Ah, era de homem. Aí eu encurtei.

O silêncio interrompeu o assunto imediatamente.
Muito provavelmente ela pensava sobre como a resposta havia sido idiota.
A camisa era mesmo de homem, mas foi minha avó quem encurtou. Além do mais, a camisa era uma espécie de 'vestido de usar com shorts', da minha irmã.
As informações saíram distorcidas, tamanho transtorno qu'eu sofri.
Melhor teria sido se eu apenas tivesse agradecido.
Não sei reagir à elogios.



Aos agrados inesperados:

- Vou te comprar uma trufa. Presente de páscoa.
- Não. Não precisa. Eu não quero.
- Mas eu quero te comprar e pronto.
- Mas eu não quero.

A vendedora, que acompanhava a discussão bem ao lado, tentando solucionar, disse: - Tenho de limão e abacaxí.

- Vai, escolhe. Qual você acha mais gostosa?
- Nenhuma. - Foi o que eu disse, enquanto tentava não ganhar a trufa, esperando que tal argumentação funcionasse como um xeque mate funciona no xadrez.

A vendedora fez cara de ofendida. O clima ficou tenso. Ela não entendeu o que eu disse. Achou que era uma crítica à qualidade das trufas.
Tentei consertar:

- Vai, tá bom. Uma de abacaxí, então. (Pra ironizar o 'abacaxí' que era estar naquela situação.)
Não resolveu. Fui embora e fiquei como a inconveniente e mal educada da história.



Diante de possíveis benefícios:

Era a terceira locadora de vídeos em qu'eu abriria uma conta. Havia esquecido o comprovante de residência e fui pra casa buscar. Voltei logo.
Conta aberta, fui escolher o filme.
Na hora de registrar a locação, o atendente diz:

- Bom, aqui na locadora a primeira locação é...

- Grátis! - Pensei, já eufórica, com expectativas esperançosas e feliz.

Ele continuou:
- ...a primeira locação é a vista.

- Ah, tá. Tudo bem. - eu disse com a voz quase murcha e decepcionada.

Fui embora ver o filme de R$4,50, super-lançamento, com devolução em 24hrs.



Em conversas sob efeitos de sono:

- Você já ouviu como é o violão nessa música? Tem uma levada legal.
- Hum. São os valores nutricionais.....
(Pausa para a recuperação da consciência)
- Nossa, o que qu'eu tô dizendo? Eu viajei aqui.
- Olha aí, nem presta atenção no qu'eu falo.
- Eu presto sim. É qu'eu acabei de imaginar um pacote de Trakinas e nem sei porquê. Isso nunca me aconteceu antes.
- Ai, meu Deus. E você só tem 20 anos. Imagina aos 60.



Em mim, há muitas outras inadequações, qu'eu não me lembro agora. Meu cérebro é inadequado em arquivar memórias. rs

Beijo,
Isa.