sábado, 24 de abril de 2010

No Jardim

Caminhando pelo Éden, estava Adão e também eva, sua mulher.
Ela havia sido criada à partir da costela.
Ele sempre fazia a mesma piada, todos os dias: Você é o meu filé mingnon! hahaha - Gargalhava Adão.
E Eva respondia: E você é a picanha!
Passeavam pelo jardim, dando frutinhas aos esquilos e aos leões. É que antes, os leões também não se interessavam por carne. E eles todos faziam churrascos de morangos no espeto, banhados no mel.
Diziam que era uma delícia. Adão e Eva gostavam e faziam de monte. Nunca faltavam morangos e as abelhas não ferroavam e nem se importavam em repartir o mel. Davam-no como presente.
Tudo estava na mais perfeita harmonia. Deus sempre aparecia pr'esses churrascos e trazia suco de uva, desses concentrados. Quando todos já estavam empanturrados de comer, Deus contava umas piadas. A turma toda ria até a barriga doer. Não dava dor de barriga, então, podiam rir à vontade.

Certa manhã, Eva caiu na lábia da serpente sagaz.
Confundida, foi apanhar uma das frutas da árvore que Deus havia dito para não comerem, porque, no dia em que comessem, era certo que morreriam.
Mas, Eva se esqueceu, e foi. Comeu e dividiu também com Adão.
Então, como nunca antes haviam percebido, notaram-se nús, e envergonharam-se.
Era quase hora do churrasco do dia e Deus estava chegando com as amoras, suco de uva e outras novas piadas.
Quando eles ouviram os assovios de Deus se aproximando, correram pra se esconder atrás de umas folhas de figueira.
Deus, ao se aproximar, notando o silêncio incomum e ausência dos bichos, perguntou: Onde vocês estão?
Eles, escondidos, tiveram vergonha de responder. Mas, por causa da piniqueira que a folha causava, não aquietavam-se e Deus os encontrou, e disse:
O que fizeram? Eu não disse pra não comerem a fruta?
Eles não sabiam se se coçavam ou se continuavam a esconder suas 'vergonhas'.
(Dizem que por causa desse episódio da piniqueira, é que os homens coçam seus 'chuveirinhos' até hoje. rs)

A cena era a mais ridícula que se consiga imaginar.
Um tentou jogar a culpa pro outro.
- A mulher me ofereceu, e eu comi. Não fui eu quem teve a idéia - Dizia Adão, fugindo.
- Foi a serpente, meu Deus. Foi a serpente. Ela me confundiu e me enganou. - Dizia Eva, sem saber o que fazer e dando mais uma mordida pra conter a ansiedade.

Como Deus havia dito que aconteceria, a morte passou a existir quando eles tornaram-se conhecedores do bem e do mal.

Ora, o saber é sobremodo atraente. Mas, não conduz a outro caminho senão o de engano e de morte.
Aquele que anseia o saber, nota-se nú e se esconde nas folhas que pinicam por inteiro, se embaraçam em situações ridículas.
Deus, com muita dor no coração, ainda disse: Faremos outro churrasco quando vocês perceberem que, mesmo tudo sabendo, do bem e do mal, fóra dos Meus planos perfeitos, vocês sempre estarão nús e expostos ao extremo ridículo.


Isa.