sábado, 16 de janeiro de 2010

Téo-rias de A-e-teísmo

O humanismo nunca humanizou ninguém; ele bem sabe disso.
O iluminismo nunca foi luz pra nada. O comunismo, por ser 'ismo', não foi 'Comum'. O socialismo não foi social. O capitalismo foi apenas CapEtal. Igual ao Cristianismo, que por também ser 'ismo', nunca foi Cristo.

As faculdades não formam ninguém se, antes, a gente não é formado na consciência. Pelo contrário, de-(s)-formam qualquer indivíduo que não saiba onde está, porquê está e quem é. De modo que, assim sendo, de nada lhe servirá diploma algum.
O homem, como centro do universo, ficou marginalizado por toda a eternidade. Esteve no centro apenas alguns umbigos, sempre. Ora, antes mesmo do iluminismo, o homem já existia assim. Ou, acaso, tendo sido estabelecido a igreja como centro do universo, o homem esteve des-centralizado? Não. O que se dizia sobre Deus ser o centro de tudo eram apenas argumentos cheios de absolutismofococentristahumanóide. Ou seja, o homem era o ser absoluto no centro e no foco. Por isso que o que havia estabelecido em um nível antecessor a esta ladainha era de que Deus era a igreja. Logo, Deus sendo a igreja, a igreja era 'Deus' e assim, detentora de todo o poder. Mas Deus jamais teve qualquer ligação com tal maluquice. Ora, Deus sempre soube que a terra era redonda; a igreja não, e queimou gente na fogueira por isso. A igreja como Deus era homem e defendia seus devidos interesses em tudo; políticos, sociais e etecÉteras.

Ante ao 'Deus' criado pela igreja, sou completamente ateísta. Sim, de fato, não creio.
Jesus também não cria, e olha que a igreja ainda nem existia como hoje está instituída. Mas, as mesmas criações e projeções de 'Deus' já eram poderosamente presentes na sociedade.
Assim, O evangelho de Jesus também é ateu. Deus é ateu quanto ao 'Deus' dos homens. Porém, Deus também é ateu quanto ao ateísmo, coisa que o ateísmo não é; ateu de sí mesmo.

Historicamente, a defesa ateísta sempre foi a favor de uma vida vivída pura e simplesmente como se quisesse viver - e eu não digo que Deus tenha dito ao contrário, afinal, ele não força a barra nunca. Tudo é amor- com cada indivíduo tendo-se a sí mesmo como Deus do seu ser e dono de seu próprio destino.
Entretanto, o ateísmo e, consequentemente os ateus, nunca foram de fato, ateus de tudo. Ora, Um ateu que faz de sí mesmo um 'Deus" não é de fato ateu, mas, um teísta de sí mesmo. Assim, um ateu teísta é muito mais um teísta-egocêntrico, se pensarmos numa perspectiva de que um ateu endeusa-se ao ponto de se ter no centro de seu próprio universo ou umbigo.
(o egocêntrico aqui em nada se refere a uma postura egoísta, num sentido de com mais nada se importar no mundo, mas, apenas para significar o endeusamento de sí mesmo como 'divindade' única na vida.)

Ora, pensando assim, se um ateu endeusa-se a sí mesmo - e de forma alguma digo que endeusar-se é o mesmo que gostar e amar-se a sí mesmo - é de fato um ateu-teísta. Um ateu ateu mesmo não teria pra sí nem a sí mesmo como seu próprio 'deus'. Ora, assim sendo, alguém que não víve nem pra sí mesmo torna-se tão muito mais destrutivo quanto uma bomba atômica na guerra. Ou, no mínimo, tem uma baixa auto estima, o que pode nos fazer concluir que um ateu ateu mesmo, é deprimido, depressivo ou dep qualquer coisa do tipo.

Mas reparem. Esse meu texto de forma alguma tem caráter de polemização do tema e nem pretende levantar discussão ou questionar quem assim se denomina. Quem lê aqui, não leia como um texto de ataque, como fazem os religiosos que tentam ridicularizar os ateus e os ateus tentam igualmente desmoralizar os religiosos. Esse texto não é assim. Ele é ateu de todas essas coisas. rs

Sobre Deus nada se pode dizer para provar nada sobre Ele. Não há prova alguma em lugar nenhum, apenas na alma e no coração de quem experimenta crêr e prova de Deus Deus mesmo, o amor e tudo o que foge ao entendimento. Ora, Deus não força a barra. Ele se mostra pra quem deixa que Ele seja Deus - Mas não depende de alguém deixar qualquer coisa pra que Ele seja sempre Ele; Deus. Ele É e fim. Nada o relativiza. - O resto, é tola discussão.

Enfim, são apenas pensamentos soltos que permeiam a minha mente pelas madrugadas em que o sono demora a me derrubar, mas quase me mata de vontade de dormir e descansar.

No mais, percebo e te convido e perceber comigo como a linha que separa o ateísmo conceitual do que na vida existe de Deus pra nós na vida é, de fato, muito fina. Sim, eis algumas de minhas observações;

No ateísmo-teísta: O Homem é o deus e Deus não existe em outra forma se não como o homem mesmo.

No ateismo-ateu mesmo: Deus não existe e nem deus algum. Nada importa, nem eu mesmo. Tudo é lixo e melhor seria que a terra explodisse, os ETs dominassem o mundo e exterminassem a raça humana.

Em Deus: Deus é Deus. O homem é o objeto do amor de Deus, onde tudo e todas as coisas são feitas afim de reconciliar a relação com Ele, uma vez que o homem é livre para escolher trilhar os seus próprios caminhos, até mesmo como sendo deus de sí mesmo.

No ateísmo-teísta: A razão é a minha amiga, minha mulher, minha amante. Eu sou deus de mim mesmo. O que é razão EU posso explicar e provar pelas leis da física, química, físicaquantica, metafísica e o que mais eu puder dominar como conhecimento. Logo, se eu posso dominar tais ciências, com tal poder, explico e provo tudo o que por elas pode ser explicado. Ora, nada se conhece além delas como outra ciência. Portanto, eu domino todo o conhecimento que é capaz de explicar pela razão. Assim, o deus sou Eu e todo o resto que ainda não foi desvendado apenas carece de um pouco de tempo.

No ateismo-ateu mesmo: Deus não existe e nem deus algum. Nada importa, nem eu mesmo. Tudo é lixo e melhor seria que a terra explodisse, os ETs dominassem o mundo e exterminassem a raça humana.

Em Deus: Deus é Deus. As leis da física, química, físicaquântica, metafísica e toda ciência não são negações de Sua existência. Sua plenitude e seu todo é tão, e sobremodo, plena que estende-se além da razão; mas foje a todo o entendimento, ciência e lógica. Porém, certamente, tudo o que ainda não se pode compreender e possa ser explicado cientificamente algum dia, ainda assim, não o negariam. Antes, apenas refletiriam a majestosa grandiosidade de sua glória, sem jamais, ainda, revelar o seu Todo. Pois, o seu Todo, ninguém, nem ciência alguma, seria capaz de entender as lógicas, reações, forças, empuxos, transformações, solidificações, gaseificações, liquidificações e toda forma de existência possível e impossível. Deus é incalculavelmente soberano.

Assim, concluo tudo isso assim, sem conclusão alguma, pois, nada tenho a concluir. Apenas que, toda religião, todo manifestação ateísta, nem a mente mais gênio que possa existir ou tenha existido será de fato tão capaz de entender os mistérios da existência. Do Papa ao Darwin, eu e você, nenhuma mente será tão sonhadamente 'aberta' ao ponto de poder compreender.

Assim, bem-aventurados os que tem a sua fé no Deus-desconhecido e que sabem como convém saber; que nada sabemos. Porque esses sim conhecerão tudo como de fato é na verdade, sem jamais crêr que o mais importante era de fato saber coisa alguma, apenas crêr que tudo, mas tudo mesmo, já está consumado.

Isa.