quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Homem, entenda o teu caminho.

Os passos do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, poderá o homem entender o seu próprio caminho? [Pv 20: 24]


Até a psicanálise sabe disso. A medicina também.

Nenhum analista se analisa. E nenhum médico faz autoprescrições.

A proximidade também tira a isenção na visão do diagnóstico, que vira um dói-agnóstico.

Assim, os mais próximos vêem menos um parente que um ser mais isentamente afastado—certas coisas até o estranho enxerga melhor.

O homem, então, vivendo proximamente distante de si mesmo, como sempre é o caso, como entenderá seu próprio caminho?

Ele é ele mesmo demais para se ver, e muito próximo demais para se perceber. Assim, para a sua própria auto-análise sobra a projeção de sua própria imagem como holograma satisfatório de representação de seu ser: tudo ilusão.

O sujeito quase nunca enxerga o seu próprio ser, mas apenas o substantivo de sua representação: a sua própria imagem.

E mais que isto: Que homem pode de fato entender o caminho de outro homem?

Somente a eternidade revelará nossa total ignorância.

Então, eu saberei que provavelmente minhas maiores ignorâncias foram grandes salvações e que supostas certezas fizeram muito mal.

No fim...saberemos que Deus não é detalhista—é onde entra nosso livre arbítrio—,mas o caminho está nas mãos Dele.

Tem gente que não gosta disso porque não entende.

Eu gosto justamente por não entender e, assim mesmo, saber que é verdade.

O importante não é que eu entenda o meu próprio caminho, mas que eu faça o caminho com Ele, mesmo quando não entendo...



Caio Fábio

Site: www.caiofabio.com