sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SER é muito mais do que ESTAR

Mais religioso e fanático do que os crentes religiosos e fanáticos, são os que dizem que não vão à igreja por algumas razões clichês-tradiconais. Dizem que vêm muita coisa errada, ou que não concordam com isso e aquilo, que não sabem qual está certa, ou se baseiam nos comportamentos alheios para justificarem-se.


Assim como é puramente religioso o pensamento "cristão" de que Deus está nas 'igrejas' (concreto e tijolo) e de que alguém necessita inegavelmente pertencer à uma para estar com Cristo, tão mais ainda é o dos não-frequentadores-de-'igrejas' que simplesmente não querem nada com Jesus e justificam tudo com a velha e manjada desculpa da igreja-física-concreto-e-tijolo ser imperfeita.

Ora, sejam frequentadores ou não, o caso é que, de fato, nenhum entendeu o que realmente diz o evangelho. Sim, pois, o evangelho nada diz a respeito dessas concepções e percepções de igreja. E mais, tudo isso faz parte do conjunto de males do cristianismo, implantado por Constantino, com a única finalidade de obter poder político, lutando em almejo pelo domínio de Roma, e que, após o surgimento da Igreja Católica, e, logo mais, o Vaticano e todo o resto, como religião advinda de Cristo, mas que por Ele jamais foi implantada, são estes também: A religiosidade impregnada em todo mundo; cristãos e não cristão, frequentadores e não frequentadores, praticantes ou não, crentes ou não-crentes, tanto faz.

Sim, pois, notem: Os crentes, com suas doutrinas e visões à luz da religião cristã - mas sem que Cristo tenha criado qualquer religião, portanto, nada tem a ver com isso, sendo, assim, o cristianismo obra humana, e muito mais das maluquices de constantino - dizem ser necessário ESTAR em alguma 'Igreja' e assim se achegar a Deus, ou ainda, por tanto estreitam ainda mais o caminho, dizendo ser alguma denominação e suas doutrinas como sendo o próprio CAMINHO, ou o próprio Jesus, e assim, preocupam-se com apenas condutas externas e reputações morais, religiosas, intelectuais e afins.

De igual modo, e também com a religiosidade impregnada em suas mentes e corações, os que fogem nada fazem de diferente daqueles que eles próprios julgam serem 'religiosos e fanáticos", antes, procedem de igual modo, pois, tão religiosos e fanáticos estão eles que, estando livres do ambiente da religião e da 'igreja', nada de diferente conseguem enxergar, senão a mesma coisa, do mesmo modo. (A religiosidade está impregnada em diversos ambientes. Em culturas, sociedades diversas.)

Jesus é objeto de interpretação, e não redentor e amigo pessoal, cujo acesso a Deus é intermediado apenas por Ele, e somente Ele. Através de tudo, tenta-se olhar pra Jesus, quando, na verdade, é necessário que o processo aconteça ao contrário, invertido, sendo Jesus a chave hermenêutica para toda interpretação de mundo. Sim, é à partir de Jesus que se olha todas as coisas, e não à partir de todas as coisas que se olha pra Jesus. Desse jeito, nada se pode alcançar além de uma espiritualidade e existência míupe, caolha, cega, de olhos arrancados e furados pela visão à partir da religião.

Quem quer Jesus, não quer religião, pois esta nada pode fazer por ninguém, além de contribuir para o agravamento das doenças psicológicas e espirituais de todos os individuos da terra.
Jesus, sendo o caminho, a verdade e a vida, extermina todas as possibilidades de vida procuradas em outro lugar, a menos que se deseje viver a morte. O caminho não é a religião, seja ela qual for. A verdade não é outra senão Cristo e o seu evangelho, e a vida não está em qualquer outro lugar senão no sangue.
Assim, todo aquele que conhece a verdade, é liberto por ela, o próprio Cristo, ainda que a muito andem enganados pelo lobo vestido de pastor. Pois, as suas ovelhas ouvem a voz do BOM PASTOR, e o seguem.
Quem está livre da religiosidade, e anda pelas estradas da vida na lucidez do evangelho, prossegue para o alvo, pois bem sabe que igrejas não são lugares, mas pessoas. Tanto mais sabe, que com Deus não há desculpas, apenas verdades e sinceridade no viver.
Igreja sou eu, é você, e todos quantos, de alguma forma, deixaram-se invadir pelo espírito de Deus, e foram tomados de amor por Jesus e fizeram-se casas, morada de Deus.
Igreja são corações, de carne e sangue. Logo, só o que pode haver de bom em fugir das "igrejas"-templos-construções com as corriqueiras desculpas é não ser um religioso-praticante. do contrário, nenhuma diferença há.

Quem é de fato livre da religiosidade, mas sabe que precisa de Deus e O reconhece como único capaz de oferecer transformação, cura, libertação, verdade, caminho, esperança e vida, sabe que Jesus não habita em nenhum lugar senão em corações, que não há doutrina alguma além daquela que é sã, o evangelho, e que igreja são todos aqueles que se deixaram ser assim, invadidos por Cristo, mesmo quando ficaram desamparados das comunidades cristãs. Gente assim, sabe que antes de tudo, é ovelha do Bom Pastor, que igreja se faz no coração e acontece na congregação dos que estão do mesmo modo.
Sabe também que diante de Deus, que sonda todos os coração, que é QUEM tem todas as coisas muito bem expostas e às claras, importa muito mais SER (igreja) do que ESTAR ('igreja'). Ora, quem ESTÁ, mas não É, de fato, nunca esteve em lugar nenhum senão na re-união dos NÃO-SOMOS. Porém, quem É, é de fato, mesmo que não esteja. Estes sim, estiveram em todos os cantos, sem deixarem de estar na igreja que é única.
A Igreja que É de Cristo não é de tijolos, nem de concreto ou janelas, tampouco é fixa em algum terrano, ao contrário, de igual modo, assim como Ele, os seus também não têm aonde relinar as cabeças.

Que Deus, que é aquEle que É, cujos seus também SÃO, não deixe de SER em você, ainda que você não esteja. Pois Deus, Sendo, está em todos os lugares quando É no nosso coração.

Beijão, pessoar.
Isa.