quinta-feira, 15 de outubro de 2009

As tolas discussões

Se tem uma coisa que neguinho gosta de pegar no pé de quem é Presbiteriano, é sobre a predestinação.
Quando entrei pra igreja, por causa de Jesus, fui pra Presbiteriana. Mas, tampouco me importa os discursos de predestinação. Minhas raízes não estão ligadas à doutrina calvinista, pois, apenas congrego porque há gente com quem congregar. Se a denominação fosse outra, mas a mesma gente estivesse lá, certamente, lá eu estaria. Minhas raízes estão em Deus somente, por isso, não me questione sobre as doutrinas afim de provar qualquer coisa de quem está certo ou errado, como isso ou auqilo funciona e o que for, seja você da igreja que seja.

Ah, não se escandalize comigo ou, se você for presbiteriano daqueles que batem no peito e gritam "eu tenho orgulho de o ser", nem tente colar-me os versículos da pré-eleição. Bem sei sobre eles e digo: De que acaso tanto se orgulha? Não é tolo aquele que se vangloria na graça como vantagem sobre outros ? Ora, pois, como poderá alguém orgulhar-se do que lhe é favor imerecido de redenção? Pode o homem salvar-se a sí mesmo e de seus pórprio delírios ou fazer qualquer coisa que lhe torne digno de tal graça recebida? Quem há que tenha alcançado a Deus por suas próprias forças e feitos, capaz de pensar poder se orgulhar quanto ao que lhe foi concedido gratuitamente? Assim, jamais se orgulhe de nada, mas, apenas não se envergonhe de Cristo e de a ele pertencer, posto que tudo lhe é dado pela graça, quer bem ou mal, mas para o bem de todo aquele que ama à Deus.

Assim, quem há que saiba das coisas mais do que Deus, que é quem criou todas elas? Por isso, digo, discutir sobre tais coisas é tolice, bobeira dos homens que insistem em discutir por toda a existência as formas de Deus. A teologia toda é assim; pensante à respeito de Deus, mas sempre segundo os homens. Por tal razão, jamais poderá explicar os mistérios daquEle que é, e nunca deixa de ser.
Deus existe na eternidade de seu próprio tempo, ao mesmo tempo em que não há tempo para Deus. Por isso é que Ele nunca foi, está sendo ou será, mas, apenas É. Estado que excede todo o tempo, é a-temporal, mas nunca fora de tempo.
Assim como está escrito "os MEUS planos são mais altos que os seus planos, e os MEUS caminhos são mais altos que os seus caminhos", também há que "para Deus, um dia é como mil anos e mil anos como um dia". Assim, não há passado, presente ou futuro para Deus, há apenas o que é, o tempo todo, a todo tempo, o tudo junto em uma coisa só. Quem pode compreender tais mistérios de toda existência e toda a eternidade ?
Assim, saiba, é perda de tempo discutir sobre qualquer coisa, a menos que seja para discernir das babaquices que impõem às almas dos homens coisas além do Cristo e a sua graça.
Por isso, não tente saber, e tampouco discuta, apenas creia que pela fé somos salvos, pela graça do cordeiro imolado antes da fundação do mundo, pois, para Deus, todas as coisas acontecem, nunca passam e jamais ainda serão. A linha do tempo apenas existe para nós, inseridos dentro de nosso próprio tempo presente. Porém, Deus não está preso à linearidade alguma de tempo algum. Por isso, ninguém jamais saberá, apenas poderá crer e discernir pelo espírito.
Os paradoxos de toda existência estão anexos aos mistérios da divindade de Deus que jamais se pode entender ou explicar, apenas se crêr no que nos excede todo o entendimento, porque Deus é.

No mais, não sou anti-isso ou anti-aquilo, apenas, mesmo congregando em uma igreja-denominação, sou apenas corpo que congrega com outros; não tenho religião. Tenho Deus em mim e além de mim, que me ajuda a desvendar o meu próprio mistério de ser quem eu sou. Tudo o que eu puder conhecer de Deus, jamais O será por completo, contudo, será o todo dEle que me foi revelado.
Afinal, um Deus que eu pudesse pensar, racionalizar, medir, compreender, entender e explicar, não seria Deus. É por isso que Ele não cabe dentro das religiões, da teologia, das doutrinas e toda sorte de racionalização. É Deus que excede todo o entendimento. Está além de todas as placas de igrejas.
É desse Deus que eu sou.


NEle, que É.
Um Beijão!