sexta-feira, 2 de outubro de 2009

O [an]Elo da Perfeição.

No final dos anos 60, os Beatles se separavam devido às divergências entre Paul McCartney e John Lennon por conta das gravações cruas ou arranjadas de um novo disco. Sem contar a insatisfação de George Harrison em poder compôr apenas 2 músicas por álbum e sua mais nova descoberta: o mundo oriental e suas culturas. Mas até então, eles eram a banda Top do planeta, e quatro pessoas além da 'banda', que influenciavam o mundo todo tanto na moda, com suas roupas e o corte de cabelo típico dos jovens rebeldes de Liverpool quanto nas idéias, pelas letras de músicas, declarações, entrevistas, e também, pelo carisma diante da platéia quanto à bagunça antes dos shows. Mas, com a banda caminhando para o fim, e a crescente 'onda' contra a violência, causada pelo início da guerra do Vietnã, o movimento Hippie dando os primeiros passos, e os ex-beatles John Lennon e principalmente George Harrison, viajando na onda 'Zen', o ocidente viu a proliferação das culturas orientais como nunca antes. E os hippies, batizados pela virtude de paz e de amor, de cores, de drogas, de liberdade; espalharam pelo mundo utopias possíveis para eles: mundo de paz e um mundo de amor, ou senão, as duas coisas num só mundo.
A onda Hippie chegou no Brasil ao mesmo tempo que a ditadura militar. Contribuiu de forma significativa ao movimento musical pelas viagens sonoras dos Mutantes e pela irreverência do Tropicalismo. Mas logo, a censura tomou conta dos festivais, das rádios e dos programas de TV e então, a música brasileira perdeu ouvidos ao mesmo tempo em que ganhou significados, letras preciosas e belos arranjos.
Entre os cristãos também surgiu um movimento conhecido como Jesus People, de contra-cultura norte-americana, que começaram no ano de 1967, a proclamar que suas vidas teriam sido transformadas por uma radical experiência espiritual, e que livres das drogas, anunciariam através de testemunhos de vida, com a vida, e inseridos nos movimentos esquisitos da época, eram loucos por aquilo que aderiam e estes, se tornaram loucos pelo testemunho de vida através de um 'cara', como diziam, gente 'boa' como eles, de paz e de muito amor, chamado Jesus. As conversões à essa nova 'onda' levou milhares ao encontro com um cara gente boa e de muito amor e principalmente ao verdadeiro sentido de 'Paz e amor'. Esse movimento de contra-cultura e suas canções, foi algo extraordinário, um avivamento espiritua.l Muitas grandes congregações e muitos líderes cristãos de todo o mundo, hoje, foram impactados nessa época, através do Jesus People.
Mas, o amor, ficou lá, naquela década.
O Elo de perfeição, ficou apenas com os elo-gios dos que admiram aquela época e com a elo-quência dos que falam sobre ela, com saudade.
Os Elos que ligam o mundo hoje são outros: Superficialidade em tudo, indiferença, arrogância e prepotência dos que falam em Deus e na grande maioria das vezes, falam 'por' Deus, como se pudessem e soubessem o que dizem; o amor ao dinheiro, ao status, aos púlpitos, à moda, aos shopping's, às guerras, à corrupção, à incredulidade ...na verdade, estes são os elos conhecidos como 'algemas'.
Até o Oriente, por sua vez, também passou de práticas de boa respiração, meditação, para outras um tanto mais esquisitas. Bombas e ataques, chacinas, exclusão social e fanatismo. Até o budismo, geralmente visto como pacifista, derramou sangue num conflito contra os hinduístas na ilha de Sri Lanka. A Era que não tem nome e só apelido, Pós-modernidade, tem como paradigma de época, o mercado. O mundo vive na mercê de ter, de comprar e vender. Jesus, passou a ser moeda de troca, nome místico regado de supertição para a aquisição de bênçãos materiais. Missões no mundo se tornou movimento de expansão territorial eclesiástico, não se leva esperança senão regada de denominacionalismos. Os missionários só são ouvidos ao contar tragédias e dificuldades e a igreja só doa algum dinheiro em tempos de Avivamentos missionários patrocinados por algum encontro de Missões, num mês do ano sob forte apelo emocional.
O Elo de Perfeição é na cruz, quando Cristo nos uniu em amor e nos deu vida nesta vida e muita esperança para a Vida na próxima.

Os Beatles afirmaram que eram mais conhecidos que Jesus.
E serão, enquanto as nossas Missões forem desenvolvidas sem o significado de Elo com o Cristo.

Paz e amor da década de 60.
Paz, amor e vida, o Elo, do ano 0, quando uma Era se iniciou com Cristo.
Paz, Confronto do Espírito e Consciência, do ano de 2009.


Gito.

(Esse texto o Gito escreveu para o Boletim da 3° Consulta missionária da IPI Cosmópolis)