segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

DiScÓrDo


Um dia, discordei dos antropólogos, sociólogos, líderes da Funai, gente do governo e quem mais quiser , por achar injusto que eles achassem justo que as crianças indígenas fossem mortas por causa de uma crença cultural.

Discordei com o mudo quando ouví dizerem que cada bandido morto era bom porque era sempre "um a menos" na sociedade.

Discordei quando ví uma mãe ter que catar lixo pra alimentar os 5 filhos pequenos só porque ela não teve as mesmas oportunidades de estudos que a vizinha da frente pra poder ser alguém com diploma na mão.

Discordei quando ví os meninos de rua lançados ao relento, sujeira e abandono só porque não tiveram a mesma SORTE de terem pais bem sucedidos que pudessem lhes dar uma vida confortavél no apartamento do outro lado da rua.

Discordei quando soube que poucos ganhavam milhares e milhões, que políticos roubavam, que pastores enganavam, que fiéis barganhavam, que meninas eram abusadas, que inocentes eram assasinados, que pessoas eram estorquidas, que as palavras molestavam, que a infância era impedida, que a inoscência era roubada, que os mortos não faziam falta, que os bandidos não eram poupados, e que muitos eram largados de lado.

É sempre mais fácil dar esmola do que um abraço.É sempre mais fácil concordar e aceitar o sistema do que ir contra ele.É sempre mais fácil fazer estatísticas e estudar a probreza do que se envolver.É sempre mais fácil ficar indiferente, passar de largo, julgar, abandonar, apontar, se conformar, se confortar.

Discordei quando disseram que era comum o primeiro amor passar e esfriar.

Discordei e discordo.

Discordarei até a morte pra que não morra o discordar da injustiça em mim e por onde eu passar.Que morra a indiferença, que viva a fé que move as montanhas por com ela se crêr que o amor pode move-las quando se crê, se luta, se doa, se inconforma e se ama.
Discorco, acordo, e por isso não páro e grito, e corro, e sangro, e falo, e vou, e digo: discórdo.

Discórdo pra ver a cara de M_ _ _ _ de quem concorda.Discórdo pra que questionem o porquê e saibam que eu sei que só quem sabe a verdade não poderá concordar com nada que não seja fruto do amor, do amar.

Discórdo porque um dia concordei.

Concordei com o Cristo morto por discordar. Ele acordou os mortos, discordou dos grandes, aborreceu os sãos, tornou louco os sábios.Ele vivificou os vivos, curou os cegos, deu sabedoria aos loucos, incluiu os esquecidos, abraçou os excluídos, dividiu o pão, multiplicou os peixes, fez igual o diferente, valorizou o desprezado, calou os acusadores, sentou com pecadores, não concordou com o sitema, desfez toda mentira, espalhou o que era a verdade, escolheu a morte ao concordar, aspirou, inspirou, morreu, se entregou, viveu de novo ,e antes, disse: "Não concórdem com este século!

Um dia ouví que uma vida vale mais que o mundo e por ela Deus faz festança no céu.E é verdade, acreditei, concordei e crí...

Se uma única vida vale mais que o mundo, me respondam, então, os "porquês" que ficam ao ar quando penso em toda injustiça dessa terra!
Por que não a vida, a criança, o mendigo, a igualdade, a liberdade, a paz, a fraternidade, a hospitalidade, o amor?

Enquanto houver forças dentro de mim, enquanto houver aqueles por quem lutar, enquanto eu tiver dentro do peito o amor, não deixarei que morra a vontade de mudar o mundo, nem que seja o mundo ao meu redor.Toda ideologia, toda utopia, toda vida não se perderá enquanto houver o amor.Não me calarei, não me venderei e viverei o máximo qu'eu puder de tudo o que sai de mim como palavras.Sei que dá pra fazer muito mais se, juntos, os que concordarem com Cristo não se calarem e gritarem pelos que não tem voz por aqui!

NEle, que foi quem discordou do mundo e não se calou, discórdo!
Discórde!

[escrito em 19/09/08]