quinta-feira, 4 de junho de 2009

SoBre A EnQuEte "O evangelho e a Falência do Cristianismo"


Enquete:

Você acha que o evangelho sobreviverá à falência do cristianismo?

a) Não. Sem cristianismo não há evangelho.
b) Dependerá da lábia dos líderes cristãos para manter os fiéis na igreja.
c) Sim, pois Jesus está além do cristianismo e o seu evangelho nunca passará.
d) Estou confuso. Faltei à última EBD. (Escola Bíblica Dominical)

Resultado:

a) 0 votos
b) 0 Votos
c) 5 Votos
d) 1 voto



"A falência do cristianismo em forma de religião instituída, certamente, é inegável. Porém, os pequenos cristos, ressurgidos nEle pelo sangue derramado no calvário, e pela ressurreição ao terceiro dia, jamais serão desamparados. Aquele que permanece na videira, é ramo que jamais secará. "

Foi o que eu disse no final do post sobre o tema "A falência do Cristianismo".

Por isso, de fato, não porquê eu disse, mas O evangelho não passará e nem morrerá caso suma da face dessa terra o "Cristianismo-Religião-Instituição". Jesus está além de todas as coisas e dessas coisas. Ele é o próprio evangelho. É verdade, caminho e vida e por Ele é que se conhece o Céu, no céu ou na terra.

A opção "Estou confuso. Faltei à última EBD" era uma opção-crítica. Curiosamente, dentre os votos na enquete, um deles foi nesta opção. Mas, não sei se quem votou entendeu o que eu dizia, implicitamente.
Trata-se de uma referência às crenças que se adquiri após adentrar em uma Igreja. Em geral, são ditas as mesmas coisas em todas as instituições. E assim, quem não explora as escrituras por sí só, crendo que o espírito é o guia maior que o pastor, padre e o sacerdote que for, limita-se ao mundinho dos "ensinamentos" clichês, os chavões-cristãos e assim, tornam-se bitoladamente radical e se mantém à margem do mundo, da sociedade e das pessoas, integrando assim, uma igreja que existe pra ela mesma e que prossegue assassinando almas e acorrentando corações que correm em busca de Deus, mas encontram apenas um enlatado Divino. É o "Evangelho"-Miojo. Com um pouco de água quente e 3 minutos, pronto, pode ser saboreado. Não mata a fome, mas engana por algumas horas.

A analogia com a EBD é só pra dar a idéia de cristãos ensinados, enlatados, formados com aulas, adestrados segundo as doutrinas.
Mas, que fique claro: Não é uma crítica a EBD e sim à a alienação cristã. Aos métodos e moralidades, padrões e afins. É crítica ao "crer porque se ouve" e não porque assim é o evangelho.

O evangelho não precisa de frases feitas ou prontas pra ter efeito nas pessoas, posto que quem convence é Cristo, pelo espírito. Toda pregação ou manifestação do que se diga ser evangelho, se houver manipulação, indução ou coisas assim, forçadas, então, não há espírito e não é evangelho.
Bem como Cristo não está presente em tais coisas, ditas em seu nome, mas que nada tem a ver com Ele.

Portanto, seja Cristo Aquele que nos move e nos convence quanto a todas as coisas.
E é NEle e por Ele que ainda tenho esperança.
Os olhos me foram abertos!