quarta-feira, 13 de maio de 2009

A faLêNciA dO CriStiAniSmO - Baseado no chat de discussão do tema






Carta aos amigos e irmãos do Caminho e andanças da vida!



Em algum lugar, 12 de julho do ano de 2000 e alguma coisa. - Inverno



Falaí, moçada. Como vocês estão? joinha?

Bom, eu queria falar umas coisinhas pra vocês nesse tempo de tanta doideira e coisa esquisita que a gente tem visto por aí.
Pra começar, eu queria dizer que é muito bom ver que vocês, mesmo depois de tanto tempo e com tanta coisa maluca rolando, vocês estão juntos.
Então, antes d'eu falar qualquer coisa aqui, eu vô fazer uma oração e você ora comigo, pra gente já ir entrando no clima e ir se juntando num mesmo pedido no coração. E aí a gente segue esse tempo aqui bem entrosados com Deus.
Ah! Ore acreditando porque Deus tá ouvindo e Ele acredita também.
Vamo lá!

"Deus, com palavras simples e com o coração sincero, a minha oração é pra que a o Senhor nos abençoe aonde estivermos, e que o Senhor nos abrace e nos agracie com a Tua verdade. Assim, na quietude do nosso coração, a gente anseia na alma, guiar a vivência em Jesus, que é quem nos dá esperança de vida e paz pra continuar no Caminho. Nos livre das loucuras da religião, do cristianismo sem Cristo e das maluquices que surgem nessa época de pós-modernidade, onde tudo é moda e não passa de engano. É com toda força e fé que eu faço essa oração. Amém"

É issuaê, moçada. Eu sinto muita alegria de estar com vocês no Caminho, apesar de não poder estar sempre junto fisicamente, e de saber que não morreu na gente o fogo de Cristo. Eu sei que as nossas instalações não são das melhores, em se tratando de condições, aspectos físicos e estéticos de beleza e recursos, mas, é bom a gente saber que a gente não precisa de nada além dos nossos corações pra poder se reunir e fazer acontecer um culto pra Deus. E isso é tudo o que a gente precisa. As grandes construções, os templos gigantes, as sinagogas colossais e as enormes catedrais não são nada além de um amontoado de massa e concreto se não houver gente sincera lá dentro. Gente com Interesse em Jesus e não em pertencer a uma “igreja bonita”. Por isso, moçada, acreditem, Deus tá na gente, morando dentro de nós, e não dentro de quatro paredes de tijolo e concreto. E onde a gente se reunir, e onde todos aqueles que carregam Cristo no peito se juntarem, ali será a igreja, conforme Jesus disse que seria. Sem importar se são dois ou três e se estão em becos úmidos na madrugada. Basta que estejam nEle, assim, aí Ele está e aí faz-se igreja.

Deus ta aqui, gente. Creia nisso. E Deus está aí com vocês também.
Esses dias, eu me lembrei de quando participei de um chat no EmeÉssiêne, a alguns anos atrás, com uns amigos. A gente conversava sobre a “falência do cristianismo”. Algo que não havia começado em nossa geração, mas que vinha de muito tempo atrás se deteriorando, se descamando. Na nossa época, porém, já eram bem evidentes os sinais de sua decadência. Pouco se falava do assunto e nas igrejas havia muita coisa suja, podre. Muita gente enganada e enganando. Mas ainda era possível encontrar gente de Deus pelos cantos.

Eu nunca desisti da igreja. E quando digo igreja, digo a Igreja-Igreja mesmo, e não igreja-instituição. Permaneci em uma por muito tempo por conta das pessoas que haviam lá. A igreja, mesmo como instituição, às vezes acontece de ser Igreja-Igreja por causa de quem ta dentro dela. E aí, por causa dessa gente toda com o coração no lugar certo, que é Jesus, pouco importava a estrutura física, sistema de governo e doutrina descrita na constituição da igreja-instituição-denominação. Isso fica de lado, perde a existência, não tem importância. Deus olha corações, não aparências.

Lembro-me de sempre cantarolar uma canção muito antiga, do Jorge Camargo, que dizia assim:

“Quão amáveis são os Teus tabernáculos, Senhor dos exércitos.
A minh’alma suspira e desfalece pelos Teus átrios
O pardal encontrou casa e a andorinha ninho para si.
Eu encontrei Teus altares, Senhor, Rei meu e Deus meu!”

Isso me fez entender muito sobre como a igreja somos nós mesmos. Somos o templo, o tabernáculo. Somos casa, lugar de Deus, onde Ele habita e faz morada.

Repare! Cristo dentro da gente faz a gente ser dEle, e assim, não há outro lugar em que Deus esteja se não na gente. E por Deus morar na gente, somos templo, morada, tabernáculo. E mais, são tabernáculos de Deus, do Senhor dos exércitos, e são amáveis, porque Deus está nEle e eles são de Deus.

E mais ainda: A alma suspira e perde as forças, desfalece pelos átrios de Deus. Os átrios são os pátios do coração, moçada. O coração é a casa de Deus e nele existem pátios onde a alma deseja estar pra encontrar repouso, descanso. Onde ela acampa e permanece. E Deus está no pátio. E vai além disso. Note que a alma só encontra descanso porque existem os pátios, os átrios, e estes só existem porque Deus faz morada ali. Portanto, não há repouso e alívio pra quem se deita em outro lugar, gente. Não há. Saibam disso. Nem os bancos luxuosos das grandes igrejas podem proporcionar tal descanso. Pelos átrios, a alma perde as forças, ela cai no pátio e ela suspira por isso. Ela anseia.

E depois ele declara que encontrou os ”altares do Senhor”, e o chama de “Rei meu e Deus meu”.

Quem poderia encontrar os altares e não ter paz e declar “Rei meu e Deus meu”?
Quem poderia desfrutar dos átrios e não saber que ali é o lugar de repouso d’alma e declarar “Rei meu e Deus meu”?
Quem há que, descobrindo ser a casa de Deus, precisará de lugar além e não declararia “Rei meu e Deus meu”?
Os altares de Deus são descobertos dentro da gente, no coração.

Quando Jesus disse que os legítimos de Deus eram aqueles que o encontravam em espírito e verdade, creio que Ele falava também disso. Só é possível ser assim, verdadeiro em espírito e em verdade quando Deus está dentro da gente. Se a gente entender isso, ainda que morra a religião e os enganadores poderosos das igrejas nos molestem e nos apedrejem, saibam, Deus está na gente, é o pastor, e sabe quem são suas ovelhas.
Só é possível estar e ser assim porque Deus está dentro de nós. Gente, vejam que isso vai longe. Reparem a profundidade das coisas que Jesus está dizendo. Isso tudo tem acontecido a muito tempo e hoje ainda é assim.

“Haverá o tempo onde os VERDADEIROS amigos/adoradores de Deus O adorarão/se manifestarão/estarão com Ele em espírito e em verdade.”

Percebam que Jesus fala com profundidade. Implica em alma, em espírito, em coração, em ser a morada. A verdade se faz aí e faz surgirem os verdadeiros por dentro.
Ele é verdade, e a verdade está na gente por causa dEle. E somos reconhecidos por Deus, e assim, estando nEle, fomos feitos Verdade também. Os verdadeiros que estão nEle em espírito e em Cristo, que é a verdade. Não há acesso sem Cristo. Ele é a reconciliação.

Por isso, moçada, permaneçam juntos, firmes, no amor que foi deixado por Cristo e que tem crescido entre vocês. Chamem outros e acolham todos quantos precisarem. Saibam que ainda há gente espalhada por aí pra ser encontrada e incluída na Igreja que é a de Cristo. E muitos ainda estão presos nas igrejas dos homens.
Não desistam e acreditem, creiam. Jesus sabia que essas coisas viriam, que seriamos vistos como loucos e odiados por causa dEle. Porém, Ele está em nós e nos livrará de todo mal. Não desanimem e nem se entristeçam se hoje não podemos congregar nas construções. Fomos repudiados por causa da moralidade deles, da não submissão à suas doutrinas e por não contribuirmos com suas causas. É a falência do cristianismo dando as caras.

Mas, permaneçam na sã-doutrina, na vida simples e debaixo da graça. Sigam nO caminho e não se dispersem com as coisas desse mundo. Todas as coisas haverão de passar, porém, o que é de Cristo, as suas palavras, não passarão. O Reino é manifesto.

Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja sobre nós e sobre todos os que são dEle e que estão espalhados pelos chãos dessa terra.

Somente a Ele, toda a glória!


Um Beijão pra vocês!

Isa.

_______________________________



A falência do cristianismo em forma de religião instituída, certamente, é inegável. Porém, os pequenos cristos, ressurgidos nEle pelo sangue derramado no calvário, e pela ressurreição ao terceiro dia, jamais serão desamparados. Aquele que permanece na videira, é ramo que jamais secará.

Salmo 25


BrÓg-amigo: http://giito.blogspot.com/2009/05/resumo-do-chat-sobre-falencia-do.html